segunda-feira, 30 de abril de 2012

Recomendações: alimentação na gravidez


O gráfico acima mostra o que é considerado normal de ganho de peso durante a gestação. O Institute of Medicine (IOM) recomenda um ganho de peso de 11,5 a 16kg para mulheres de peso normal, de 12,5 a 18 kg para mulheres abaixo do peso e 6,8 a 11,5kg para as mulheres com sobrepeso.

A nutricionista Michelle Fernanda Grigolo, de Videira, aconselha que o uso de sal em excesso e comidas condimentadas sejam evitadas para que o bebê nasça sadio. Indica-se que sejam ingeridas de 135 a 175g/dia de carboidratos para fornecer calorias suficientes na dieta, prevenir cetose e manter os níveis de glicose sanguínea apropriados durante a gravidez. “Além disso, deve ser encorajado o consumo de pães de grãos integrais e cereais, vegetais folhosos verdes e amarelos e frutas secas e frescas, para fornecer minerais, vitaminas e fibras adicionais” afirma Michelle. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta que grávidas que comem gordura trans tender a ter filhos obesos.

Além disso, é aconselhado beber de seis a oito copos de água diariamente. No caso de bebidas alcoólicas, ainda não há uma quantidade limitada de álcool que se possa tomar sem afetar o bebê, portanto o mais indicado é evitar o consumo, vale o bom senso. O consumo intenso de álcool no período da gravidez pode causar a síndrome alcoólica fetal no bebê.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Bombeiro: Profissão que exige dedicação e coragem



Um trabalho que exige muita dedicação, organização, paciência e principalmente atenção. Assim se resume a rotina dos profissionais que atuam no Corpo de Bombeiros, para eles não existem finais de semana e nem feriados, todo dia é dia de salvar vidas.

O atendimento de emergência é feito pelo 193 e as informações são repassadas através de um rádio para cada bombeiro, a forma de comunicação é eficiente e chega a atingir sinais onde telefones celulares não ofereceriam suporte.

Uma dúvida que muitas pessoas têm, é a diferença que existe entre o trabalho do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Corpo de Bombeiros. A diferença está no atendimento médico, isso cabe ao SAMU; identificar gravidades, realizar atendimento ainda antes de chegar ao hospital, oferecer transporte com suporte médico adequado. Já o Corpo de Bombeiros participa na assistência pré-hospitalar, com imobilização, remoção de vítimas, por exemplo, pessoas que estão presas em ferragens, no caso de acidentes com automóveis, casos de incêndios, desabamentos, esse tipo de serviço cabe ao Corpo de Bombeiros realizar.

Academias ao ar livre contam com orientação profissional em Joaçaba



Pensando na promoção de qualidade de vida da população joaçabense, a Prefeitura Municipal de Joaçaba por meio da Fundação Municipal de Cultura e Esporte (FMCE) está investindo na orientação profissional às atividades nas academias ao ar livre. A partir da organização de moradores das comunidades, a FMCE selecionou um profissional de educação física para acompanhar os grupos que frequentam as academias a receber a orientação adequada na hora de realizar os exercícios físicos.

No bairro Caetano Branco, um grupo aderiu muito bem à nova ideia. Eles recebem orientação do profissional da FMCE, Paulo Stroher, duas vezes por semana. Primeiramente são realizados os exercícios com os aparelhos da academia ao ar livre e depois são feitos os exercícios com ginástica localizada. Os acompanhamentos são realizados de forma gratuita.

Stroher afirma que são trabalhados quatro fatores importantes no acompanhamento dos exercícios. “É trabalhada a manutenção de massa magra, a densidade óssea, equilíbrio e flexibilidade. Por ser trabalhado ao ar livre e em grupos, realizar os exercícios acaba se tornando um momento de lazer e uma forma prazerosa de ter qualidade de vida” ressalta o professor. A intenção é aumentar o acompanhamento de academias ao ar livre e estender o atendimento em outros pontos do município. 

Confira o vídeo do grupo de alunos do bairro Caetano Branco.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Curiosidade Traiçoeira


Tudo começa com a vontade de experimentar, depois vem o incontrolável vício que leva a dependência química. As estratégias das empresas tabagistas estão cada vez mais atrativas, elas criam cigarros com gostos e sabores que são cada vez mais procurados e difícil de serem evitados.

Apesar do número de fumantes estar caindo, Santa Catarina é o quarto estado brasileiro onde mais pessoas morrem por causa do fumo. Pensando em diminuir estas estatísticas, o município de Herval d’ Oeste, realiza a sete anos trabalhos com grupos de prevenção e tratamento para que deixem de fumar.

A psicóloga e coordenadora do programa, Mariângela Casanova de Oliveira, afirma que hoje o trabalho desenvolvido em Herval d' Oeste para os fumantes é reconhecido pelo estado.

O trabalho conta com uma equipe interdisciplinar, composta por um médico, uma enfermeira e uma psicóloga e o trabalho realizado está de acordo com o que o ministério da saúde prevê. Cada grupo é composto por 15 pessoas.

Mariângela explica que em um ano são atendidos aproximadamente seis grupos, porém se houver necessidade os atendimentos são feitos também de forma individual. “Atendemos em torno de 120 pessoas por ano, temos uma estatística que comprova que 30% dessas pessoas desistem antes da conclusão do tratamento, as outras 70% são pessoas que seguem o tratamento de forma rigorosa, desses, 90% conseguem para de fumar, alguns recaem depois, mas essas pessoas voltam a buscar auxilio. Nossa conclusão é que estamos fazendo um trabalho muito positivo”, argumenta à psicóloga. A faixa etária das pessoas que mais procuram pelo tratamento está entre 35 e 55 anos.

Mães recebem sessões de apoio pela Assistência Social




O desenvolvimento de uma criança é fortemente influenciado pelo comportamento dos pais. Pensando nisto, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) está oferecendo o programa Mamãe Bebê, que tem como objetivo fortalecer vínculos entre os filhos e suas gestoras. 

São realizadas palestras socioeducativas na área da saúde, educação, psicologia e atividades lúdicas desenvolvidas com a mãe e seu bebê para as famílias cadastradas no CRAS, em Joaçaba. A orientação das mães é realizada pela assistente social Rúbia Karen Provensi e a psicóloga Kelly Ferreira. 

Segundo Kelly, o período de 0 a 6 anos de idade é quando a criança mais depende dos pais e eles por sua vez precisam ter condições de dar a base necessária para formação do caráter do filho. “Através desta troca de informações, conseguimos realizar um trabalho amplo de prevenção e promoção de qualidade de vida para pessoas que se encontram em vulnerabilidade social” afirma. 

E no primeiro encontro de cada mês, o CRAS fornece às mães participantes do programa 6 a 12 caixas de leite. As sessões ocorrem a cada quinze dias, nas quintas-feiras, às 14h. O local das sessões na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na Casa da Cidadania, Rua Tiradentes, número 170.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Acadêmicos de Jornalismo produzem documentário sobre atendimentos de saúde na emergência

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) trabalha com o atendimento móvel de urgência e emergência, bem como orientações por telefone para reanimação de pacientes. O SAMU está á disposição pelo número 192. Infelizmente, esse número, muitas vezes é alvo de trotes, sendo que o trabalho desses profissionais é sério e envolve pressa e habilidade na hora da ocorrência.
Caroline, Dr. Shalako (diretor SAMU) e Fabiano.

Caroline Carboni, Daniele Pasinatto, Fabiano Fernandes e Talita Varella são os acadêmicos de jornalismo, da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus Joaçaba, que estão acompanhando a realidade destes profissionais que atendem diariamente pessoas em situação de risco. Trata-se da produção de um documentário televisivo intitulado Profissão Emergência, produzido pelos acadêmicos através do projeto experimental para conclusão de curso.

O grupo de projeto acompanhou o trabalho da equipe de atendimentos do SAMU. A base, localizada em Joaçaba orienta 54 municípios, aproximadamente 1 milhão de pessoas, via telefone para repassar informações de cada ocorrência da região. 

Em Joaçaba, a maior parte dos atendimentos é feita pelo telefone, onde são passadas informações e dicas do que se deve fazer com os pacientes, pois, quando o caso não é grave, não há a necessidade da ambulância se dirigir ao paciente.

Um item importante que os socorristas pedem, é que quando o paciente liga pedindo ajuda, haja sinceridade, conte realmente o que está sentindo. Para que a ambulância não se desloque da base sem real necessidade, pois no mesmo instante pode acontecer uma ocorrência grave, como um acidente de trânsito, que precisa da ambulância com urgência.

O trabalho desses profissionais é de suma importância para a sobrevivência dos cidadãos, então para que possa ser exercido de forma eficaz, devemos agir com sinceridade e respeito na hora da ocorrência, desde a ligação até o atendimento no local e o deslocamento do paciente para a emergência, caso haja necessidade.

Acadêmicos na gravação do Documentário.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Prefeitura fecha mais uma parceria com HUST


Foi dada continuidade na manhã de ontem, a mais uma parceria importante que iniciou ainda em 2010 no município. Trata-se da parceria feita através da prefeitura de Joaçaba com o HUST (Hospital Universitário Santa Terezinha), que tem por objetivo dar prioridade a pacientes de Joaçaba no pronto atendimento em qualquer hora do dia, sendo que o convênio é de uso exclusivo aos pacientes do município.

A administração municipal irá efetuar um repasse de R$ 67 mil por mês ao hospital, até o final do ano, sendo que depois o contrato poderá ser prorrogado por mais um ano, só neste ano o investimento será superior a R$ 600 mil. O prefeito do município, Rafael Laske, afirma que essa é uma ação que tem por objetivo dar maior suporte ao sistema de saúde de Joaçaba. “Sabemos da importância que o HUST tem, não só para Joaçaba como para os municípios da região, por isso estamos reafirmando o compromisso com o hospital. Nossa maior preocupação é com as pessoas que possuem alguma necessidade de atendimento médico, mas que não conseguem chegar a tempo nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), essas pessoas deverão procurar o pronto atendimento do HUST que estará a disposição 24 horas para atendê-los”, ressalta Laske.

Adgar Bittencourt, diretor do HUST, explica que o hospital atende uma grande demanda na região, só ano passado foram realizados 69 mil atendimentos de urgência e emergência, 80 mil procedimentos e 120 mil procedimentos de diagnósticos. O hospital conta hoje com 311 funcionários que atendem 24 horas. “Estamos qualificando o HUST para sermos um hospital modelo, estratégico e de referencia, recebemos ajuda do governo estadual e estamos conveniados com a prefeitura de Joaçaba, o que nos traz muito orgulho”, ressalta Bittencourt.