segunda-feira, 30 de abril de 2012

Recomendações: alimentação na gravidez


O gráfico acima mostra o que é considerado normal de ganho de peso durante a gestação. O Institute of Medicine (IOM) recomenda um ganho de peso de 11,5 a 16kg para mulheres de peso normal, de 12,5 a 18 kg para mulheres abaixo do peso e 6,8 a 11,5kg para as mulheres com sobrepeso.

A nutricionista Michelle Fernanda Grigolo, de Videira, aconselha que o uso de sal em excesso e comidas condimentadas sejam evitadas para que o bebê nasça sadio. Indica-se que sejam ingeridas de 135 a 175g/dia de carboidratos para fornecer calorias suficientes na dieta, prevenir cetose e manter os níveis de glicose sanguínea apropriados durante a gravidez. “Além disso, deve ser encorajado o consumo de pães de grãos integrais e cereais, vegetais folhosos verdes e amarelos e frutas secas e frescas, para fornecer minerais, vitaminas e fibras adicionais” afirma Michelle. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta que grávidas que comem gordura trans tender a ter filhos obesos.

Além disso, é aconselhado beber de seis a oito copos de água diariamente. No caso de bebidas alcoólicas, ainda não há uma quantidade limitada de álcool que se possa tomar sem afetar o bebê, portanto o mais indicado é evitar o consumo, vale o bom senso. O consumo intenso de álcool no período da gravidez pode causar a síndrome alcoólica fetal no bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário