segunda-feira, 23 de abril de 2012

Acadêmicos de Jornalismo produzem documentário sobre atendimentos de saúde na emergência

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) trabalha com o atendimento móvel de urgência e emergência, bem como orientações por telefone para reanimação de pacientes. O SAMU está á disposição pelo número 192. Infelizmente, esse número, muitas vezes é alvo de trotes, sendo que o trabalho desses profissionais é sério e envolve pressa e habilidade na hora da ocorrência.
Caroline, Dr. Shalako (diretor SAMU) e Fabiano.

Caroline Carboni, Daniele Pasinatto, Fabiano Fernandes e Talita Varella são os acadêmicos de jornalismo, da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus Joaçaba, que estão acompanhando a realidade destes profissionais que atendem diariamente pessoas em situação de risco. Trata-se da produção de um documentário televisivo intitulado Profissão Emergência, produzido pelos acadêmicos através do projeto experimental para conclusão de curso.

O grupo de projeto acompanhou o trabalho da equipe de atendimentos do SAMU. A base, localizada em Joaçaba orienta 54 municípios, aproximadamente 1 milhão de pessoas, via telefone para repassar informações de cada ocorrência da região. 

Em Joaçaba, a maior parte dos atendimentos é feita pelo telefone, onde são passadas informações e dicas do que se deve fazer com os pacientes, pois, quando o caso não é grave, não há a necessidade da ambulância se dirigir ao paciente.

Um item importante que os socorristas pedem, é que quando o paciente liga pedindo ajuda, haja sinceridade, conte realmente o que está sentindo. Para que a ambulância não se desloque da base sem real necessidade, pois no mesmo instante pode acontecer uma ocorrência grave, como um acidente de trânsito, que precisa da ambulância com urgência.

O trabalho desses profissionais é de suma importância para a sobrevivência dos cidadãos, então para que possa ser exercido de forma eficaz, devemos agir com sinceridade e respeito na hora da ocorrência, desde a ligação até o atendimento no local e o deslocamento do paciente para a emergência, caso haja necessidade.

Acadêmicos na gravação do Documentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário