quinta-feira, 24 de maio de 2012

Triagem: novo procedimento feito pelo HUST


O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba, implantou uma nova forma de triagem que visa driblar o grande número de pacientes em situação de menos risco para dar prioridade àqueles que dependem de minutos para terem suas vidas salvas. Trata-se da classificação de risco, um sistema de triagem previsto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que já funciona em algumas cidades do Brasil. 

De acordo com os sintomas apresentados pelo paciente, será classificado, pelas enfermeiras, nas cores vermelho, amarelo, verde e azul. A cor vermelha significa que o paciente está grave, com risco de morte e exige atendimento médico imediato. Com a cor amarela, o paciente tem necessidade de atendimento médico prioritário e de cuidados especiais. A cor verde indica que se trata de um caso de baixíssima gravidade e, portanto, o paciente poderá aguardar o médico. Já a cor azul indica um caso não grave, podendo o paciente ser encaminhado para atendimento em outra regional ou centro de saúde ou ficar esperando ainda mais que o paciente da cor verde.

Segundo o diretor do HUST, Adgar Bittencourt, mais de 70% das pessoas que procuram a emergência não precisam realmente estar lá, esses são pacientes da atenção básica, que podem resolver na Estratégia de Saúde na Família ou nos postos de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário