sexta-feira, 18 de maio de 2012

Joaçaba precisa investir em saúde para melhorar Idsus


Embora Santa Catarina tenha obtido um dos maiores Índices de Desempenho do Sistema Único de Saúde (Idsus 2012), obtendo pontuação de 6,12, o município de Joaçaba necessita investimentos na área de saúde, tendo como pontuação 6,05. Entre os 13 municípios da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc), Joaçaba ficou com a 12º colocação. A nota varia de 0 a 10.

O Idsus é uma aferição contextualizada do desempenho do SUS de 2008 a 2010, quanto ao acesso e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatoriais e Hospitalar e das Urgências e Emergências. De acordo com o prefeito, Rafael Laske, os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população. “O que a pesquisa demonstrou é o reflexo do quadro que recebemos quando assumimos a administração. Um sistema abandonado, necessitando urgentemente de investimentos”, ressalta Laske.

No item exames de mamografia realizados em mulheres de 50 a 69 anos, a nota 2,29 é a segunda mais baixa entre a Ammoc. A nota recebida por Joaçaba está entre as menores também na avaliação sobre procedimentos ambulatoriais de média complexidade. Os dados devem ser avaliados de forma criteriosa pelos gestores da saúde de Joaçaba.

A diretora de saúde, Sandra Stefanes, comenta algumas reclamações de pacientes pela demora em alguns procedimentos já está sendo resolvida. “Já fizemos a licitação para credenciamento para compra de cirurgias de média complexidade conforme lista de espera de pacientes da secretaria de saúde e estaremos realizando uma reunião para discutir os dados do Idsus”, ressalta a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário