quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mais de 10 mil pessoas ainda não foram vacinadas em Joaçaba



64%. Esse é o número que as campanhas de vacinação que iniciaram ainda no mês passado, conseguiram mobilizar para a procura da vacina contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, entre eles o da influenza (H1N1).

Dos municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc) a meta é vacinar 29 851 pessoas, porém até o momento somente 19 041 foram vacinadas.

Odilce Malvesse, técnica de imunização da Gerência de Saúde de Joaçaba, explica que a classe mais difícil de ser atingida são os idosos. “Apenas 62% dos idosos recebem a vacina, é importante salientar que a vacina leva de 15 a 20 dias para fazer efeito, por isso é importante que as pessoas se vacinem antes da chegada do inverno mais rigoroso, pois mesmo elas estando vacinas nesse período de efeito elas ainda não estão imunizadas,” ressalta Odilce. A meta de vacinação em crianças já alcançou a marca de 73% e gestantes 71%. “O município deve atingir no mínimo 85% da população,” explica a técnica.

A vacinação iniciou no dia seis desse mês e segue até o primeiro dia do mês de junho, podem receber a vacina gratuitamente, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, idosos acima de 60 anos e profissionais da área da saúde. A vacina está disponível em todos os postos de saúde. Quem não se encaixa nesse perfil e deseja ser vacinado, pode procurar pela vacina que ela também está sendo comercializada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário