Inaugurado em Florianópolis e Chapecó em novembro de 2005, o SAMU entrou em funcionamento no município de Joaçaba no dia 08/06/2006. A instituição atende, atualmente, 58 municípios da região, resultando em 730.000 habitantes, mais os que trafegam nas BR's que cruzam essas cidades, somando, aproximadamente, 1.000.000 de pessoas. Os atendimentos chegam a 30 a 40 por dia na sede.
São 51 profissionais no SAMU de Joaçaba (16 médicos, 10 socorristas, 5 técnicos em enfermagem, 5 enfermeiros e 15 médicos na regulação e ambulância). A mesorregião conta com um total de 163 funcionários .
Eduardo Cavalli, socorrista do SAMU (Joaçaba) acredita que o número de profissionais não é suficiente para atender o número de ocorrências e cidades. Para ele, cada cidade deveria ter uma ambulância, pois o tempo de deslocamento de um município, que tenha a sede do SAMU, para outro, que não tem, pode prejudicar o paciente.
Cavalli informa ainda que, os principais atendimentos são referente a idosos, como por exemplo: paradas cardíacas, AVC e acidentes domésticos. Mas que acidentes de moto e automóveis também acontecem com muita frequência.
Socorrista comenta sobre salário e principais atendimentos do SAMU-Joaçaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário