Paulo Roberto da Silva é bombeiro a mais de 20 anos e conta que a profissão não é fácil, porém é satisfatória quando tudo está resolvido.
Para entender melhor o funcionamento em caso de ocorrência de incêndio, ele explica que o caminhão, especializado para tarefas mais complexas e de maior risco, possui uma capacidade de armazenamento de quatro mil litros de água e está sempre carregado. “Às vezes precisamos deslocar o caminhão para algum acidente com vítima presa em ferragem, ele vai com os equipamentos especializados e leva os quatro mil litros de água junto, mesmo não sendo necessário utilizá-los”, ressalta Paulo.
Além de possuir uma grande capacidade para armazenamento de água, o caminhão possui equipamentos especializados para remoção de vítimas presas nas ferragens em acidentes automobilísticos, motosserra para ser utilizada quando há problemas com árvores e galhos, bombas especiais caso exista a necessidade de mais água em algum incêndio, ventiladores que resfriam locais com fogo, roupas e mascaras especiais para entrar no local de incêndio.
Paulo explica que o principal passo quando se chega a um incêndio é colocar o caminhão num local seguro, depois é necessário resfriar o local para apagar o incêndio. O bombeiro aconselha que quando houver qualquer princípio de incêndio, que as pessoas saiam imediatamente do local e liguem para o 193 para que tudo se resolva com segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário